Ser Organizado ou Ser Produtivo?

Sejamos sinceros, quantas vezes você já se deparou com essa questão? Como se tivéssemos que escolher apenas um dos dois. Ou ser organizado ou ser produtivo.

Muitas vezes essa questão é levantada porque são duas coisas de naturezas diferentes, só que isso não significa que se eu for mais organizado serei menos produtivo ou o contrario, se eu for mais produtivo devo ser menos organizado.

A questão aqui não é ser um ou outro, neste caso podemos dizer sim que um ser organizado e um ser produtivo podem habitar na mesma pessoa.

Isso tudo é um reflexo de uma má gestão do tempo e de entendimento. Por isso primeiro é necessário entender o que é uma coisa e o que é outra.

Como mencionei a diferença entre produtividade e organização reside na natureza das atividades. De forma bem simples você precisa dedicar tempo no seu dia para as atividades de organização e planejamento. São atividades que não tem uma característica de execução.

Depois que você tiver organizado todas as atividades suas, você conseguirá entrar num modus operandi de execução das atividades, ou seja você vai apenas executar as atividades conforme o grau de prioridade de cada uma.

O problema se esconde em dar atenção e crédito para apenas um dos dois tipos de atividade. Ou você fica só no modo “fazer, fazer, fazer”, que não é o mais adequado porque produtividade não é sinônimo de um monte de coisa para fazer (e na maioria das vezes é um monte de coisa de pouco relevância), ou o contrario você gasta seu dia todo organizando e planejando e não realiza nada , não executa nada.

Eu sempre trabalho com a ideia dos “meios” nunca com os extremos, trabalhar nos extremos em qualquer circunstância é a pior coisa que você pode escolher fazer.

Dispensa comentários.

A dica aqui é: Busque o equilíbrio. De nada adianta você fazer um monte de planejamentos se eles não saem do papel e também não adianta você pisar no acelerador e começar a fazer atividades sem sequer refletir o pôr que destas atividades.

A organização sem produtividade não passa de idealização. E a produtividade sem organização é irreal, pois no meu ver é praticamente impossível ser produtivo sem ser uma pessoa organizada.

Espero que esse post ajude você a refletir melhor sobre como você está levando a sua vida e como está sua rotina hoje. Você executa atividades sempre apagando incêndios sem nenhuma organização ? Ou você é a rainha (ou o rei) do planejamento sem execução?

Deixe uma resposta