Antes de começar a por a mão na massa é preciso primeiramente entender a importância de se ter um método de organização.
Muitas pessoas quando pensam em se organizar já se preocupam com as ferramentas sendo uma em especial a Agenda.
O que ocorre é que muitas vezes não temos um processo adequado para alocar as atividades do dia a dia nas ferramentas que temos a disposição.
Então já vou jogando a real: Pouco importa qual a ferramenta que você vai usar, pois é só isso que ela é uma ferramenta.
Imagina que você ganhe um computador, o melhor o mais top de linha que existe para você poder fazer a programação de todo sistema informatizado da empresa. Só que tem um porém: Você não sabe muito bem fazer Programação de Sistemas.
Então de que adianta ter o melhor computador se você não sabe programar?
É a mesma coisa com a Organização. De nada adianta você ter agenda, cadernos, aplicativos infinitos no seu celular para se organizar, se você não tem conhecimento das melhores praticas de organização e consequentemente do melhor uso dessas ferramentas.
Eu particularmente utilizo dois métodos de Organização: O método Vida Organizada e o Método GTD.
O primeiro método, e o que é o principal para mim, é o Vida Organizada da Thais Godinho (que na minha opinião é a maior referência em Organização Pessoal e Produtividade Compassiva).
O VO como é carinhosamente conhecido é composto de 5 Passos: Destralhar, Organizar, Arrumar, Manter e Curtir. (Em outros posts vou falar um pouquinho mais desses 5 passos e como eu utilizo eles no meu dia a dia).
Vou deixar aqui o link do blog Vida Organizada para vocês conhecerem o trabalho da Thais Godinho https://vidaorganizada.com/ e o link para adquirir o livro também chamado Vida Organizada (nada melhor que aprender com a própria criadora do método.

O segundo método que utilizo é o GTD (Getting Things Done), do David Allen,que traduzindo pro português é A Arte de Fazer Acontecer. Inclusive o livro do método aqui no Brasil tem esse título. (Vou deixar o link abaixo para quem quiser adquirir esse livro).
![A arte de fazer acontecer - O método GTD - Getting Things Done por [David Allen]](https://i0.wp.com/m.media-amazon.com/images/I/51uW7In-KML.jpg?w=1170&ssl=1)
O método GTD também tem 5 passos: Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar.
Eu uso esses dois métodos em conjunto porque um conversa com o outro. São complementares.
Você apenas precisa ter um único método de organização que vai permear a sua vida. E vale lembrar que o método deve ser personalizável pra sua realidade de vida, e já te adianto que esses dois métodos da pra você personalizar.
E você conhece outro método de organização? Você já usa um ou nunca nem pensou nisso? Fica a reflexão pra vocês. Um grande abraço.