Métodos de Organização

Antes de começar a por a mão na massa é preciso primeiramente entender a importância de se ter um método de organização.

Muitas pessoas quando pensam em se organizar já se preocupam com as ferramentas sendo uma em especial a Agenda.

O que ocorre é que muitas vezes não temos um processo adequado para alocar as atividades do dia a dia nas ferramentas que temos a disposição.

Então já vou jogando a real: Pouco importa qual a ferramenta que você vai usar, pois é só isso que ela é uma ferramenta.

Imagina que você ganhe um computador, o melhor o mais top de linha que existe para você poder fazer a programação de todo sistema informatizado da empresa. Só que tem um porém: Você não sabe muito bem fazer Programação de Sistemas.

Então de que adianta ter o melhor computador se você não sabe programar?

É a mesma coisa com a Organização. De nada adianta você ter agenda, cadernos, aplicativos infinitos no seu celular para se organizar, se você não tem conhecimento das melhores praticas de organização e consequentemente do melhor uso dessas ferramentas.

Eu particularmente utilizo dois métodos de Organização: O método Vida Organizada e o Método GTD.

O primeiro método, e o que é o principal para mim, é o Vida Organizada da Thais Godinho (que na minha opinião é a maior referência em Organização Pessoal e Produtividade Compassiva).

O VO como é carinhosamente conhecido é composto de 5 Passos: Destralhar, Organizar, Arrumar, Manter e Curtir. (Em outros posts vou falar um pouquinho mais desses 5 passos e como eu utilizo eles no meu dia a dia).

Vou deixar aqui o link do blog Vida Organizada para vocês conhecerem o trabalho da Thais Godinho https://vidaorganizada.com/ e o link para adquirir o livro também chamado Vida Organizada (nada melhor que aprender com a própria criadora do método.

Thais Godinho – Criadora do Método Vida Organizada

https://amzn.to/33XYgzW

O segundo método que utilizo é o GTD (Getting Things Done), do David Allen,que traduzindo pro português é A Arte de Fazer Acontecer. Inclusive o livro do método aqui no Brasil tem esse título. (Vou deixar o link abaixo para quem quiser adquirir esse livro).

A arte de fazer acontecer - O método GTD - Getting Things Done por [David Allen]

https://amzn.to/2PUma7j

O método GTD também tem 5 passos: Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar.

Eu uso esses dois métodos em conjunto porque um conversa com o outro. São complementares.

Você apenas precisa ter um único método de organização que vai permear a sua vida. E vale lembrar que o método deve ser personalizável pra sua realidade de vida, e já te adianto que esses dois métodos da pra você personalizar.

E você conhece outro método de organização? Você já usa um ou nunca nem pensou nisso? Fica a reflexão pra vocês. Um grande abraço.

Deixe uma resposta