Produtividade sem Stress

A importância do Foco

Publiquei esses dias no instagram uma imagem com a frase de Clarisce Lispector que fala a respeito da direção e da velocidade, mostrando a importância maior da primeira em relação a segunda.

Quando falamos de direção estamos em outras palavras falando de objetivos. E foco esta diretamente relacionado aos objetivos.

Por este motivo é muito importante termos clareza sobre nossos objetivos e propósitos inclusive relacionado as pequenas atividades do dia a dia.

Quando sabemos o pôr que de estarmos realizando determinada atividade conseguimos definir o grau de prioridade da mesma, e isso é fundamental na nossa relação com as tarefas do dia a dia.

Só conseguimos ter foco quando defininos as prioridades de cada tarefa.

Para você definir qual seu foco pro mês, pra semana, pro dia, pra sua manhã, basta responder a seguinte pergunta inspirada no livro A Única Coisa. (link da Amazon abaixo caso deseje adquirir o livro. Comprando por este link, você ajuda o blog que ganha uma comissão pela venda).

https://amzn.to/3jTHQxV

A pergunta que você deve se fazer é: “Qual é a única coisa que se eu fizer hoje (esse mês, essa semana, etc.), vou dar meu dia como “ganho”?”. Em outras palavras: Qual é a coisa mais importante que você pode fazer hoje?

Neste momento você deve estar se perguntando: “Mas Bruno tudo que tenho aqui pra fazer é importante, é prioridade.”

“Se tudo na sua vida é importante, então nada é importante” Frase de Garr Reynolds.

É impossível ter foco se você dá o mesmo grau de importância para todas as coisas.

Não estou dizendo para você que não é para fazer as coisas e sim definir a prioridade das prioridades. Depois que você executar essa tarefa super prioritária dai você vai pra próxima e assim sucessivamente.

Então todos os dias pela manhã se pergunte: “Qual a prioridade das prioridades, qual a coisa MAIS (pode dar uma ênfase no mais, kkkkk) importante de tudo que tenho para fazer?”

Com essa reflexão você pode chegar a conclusão que a coisa mais importante a se fazer hoje é “concluir o relatório pro meu chefe” ou “fazer o faxinão na cozinha” ou ate mesmo “não vou fazer nada hoje, minha prioridade é descansar”.

Essa é a reflexão que quero deixar para vocês. Tendo foco nas suas atividades e priorizando você com certeza, já terá mais tranquilidade na rotina do dia a dia. Um grande abraço.

Deixe uma resposta